POSTS RECENTES

inove

Recomentações de Reeducaç...

MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMEN...

Novo look!!!!!!!!

...

...

...

...

...

...

POST ANTIGOS

Setembro 2011

Maio 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Domingo, 2 de Setembro de 2007

Manual de remédios caseiros da vovó

Como já disse antes, eu não tenho experiencia com bebês, por isso tenho feito pesquisas e pesquisas, sobre, gestação, bebês, cuidadades, nutrição bla bla bla....

Achei este texto muito legal, que traz várias dicas de remédios caseiros para cuidar melhor do seu bebê, deixo aqui para vocês.

 

Por mais que a medicina e a ciência evoluam, muitas receitinhas domésticas para aliviar todo tipo de incômodo do bebê resistem ao tempo.
O motivo é muito simples: até os médicos concordam que funcionam

Canja de galinha, papa de arroz, fiapinho úmido para conter soluço e outros remedinhos que nossas avós usavam competem em pé de igualdade - e até com superioridade - com algumas das avançadas fórmulas que lotam as prateleiras das farmácias.

A maior vantagem é a de apresentar efeitos colaterais bem suaves, enquanto os medicamentos industrializados, dependendo do caso, podem provocar reações adversas.

Criados intuitivamente, muitos desses remédios caseiros utilizam com sabedoria as propriedades benéficas de alimentos e plantas - hoje reconhecidas pela ciência. Mas, acima de tudo, têm um ingrediente imbatível: o amor e a atenção dos pais. Muitas vezes, não é o chazinho que acalma a criança, mas, sim, o fato de ela se sentir alvo de carinho e atenção.

Claro que, quando se trata da saúde do bebê, não se pode bobear. Não é o caso de ligar para o pediatra diante de qualquer crise de soluço, mas também não se deve ignorar que alguns incômodos talvez sejam o primeiro sinal de um problema mais sério.

Por isso, o pediatra que acompanha seu filho deve ser consultado sempre. Lembre-se de que os remédios caseiros fazem efeito justamente por não serem de todo inócuos - alguns, consumidos em excesso, podem causar alergias e intoxicações.

Cuidado também com a conservação: por não conterem conservantes, são mais sujeitos a fungos e bactérias. Por isso, prepare as suas "poções" sempre em pequenas quantidades para uso rápido.

Papinha de arroz para reidratar em caso de diarréia

Cozinhe o arroz como de costume, desligando o fogo antes que a água seque por completo.

• Por que funciona: A papinha atua mais ou menos como o soro caseiro, feito à base de água, sal e açúcar. Também na papa entram sal e água. O açúcar fica por conta dos carboidratos do arroz.
Indicação: Para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.
• Não há riscos


Papinha ou suco de maçã contra diarréia

Para a papinha, basta raspar a polpa da fruta com uma colher e oferecê-la à criança. Para o suco, bata a fruta, sem casca e sem sementes, com água no liquidificador. Coe antes de servir.

• Por que funciona: A maçã contém fibra solúvel e absorve água durante o trânsito intestinal. Com isso, no processo de digestão, ela se transforma em um gel pastoso, que deixa as fezes mais espessas e reduz a velocidade da evacuação.
Indicação: Para crianças que já se alimentam com sucos e papinhas doces, normalmente após os 6 meses.
• Não há riscos

Água com açúcar para acalmar

Misture, em meio copo de água filtrada, uma colher de sobremesa de açúcar.

• Por que funciona: Em situações de stress, o organismo libera um hormônio, a adrenalina, que estimula o metabolismo e leva a um consumo maior da glicose - cuja taxa ficará reduzida no sangue. A água com açúcar repõe a glicose perdida, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar.
Indicação: Para crianças que já se alimentam com sucos, normalmente acima dos 6 meses.
Riscos: O açúcar pode ficar depositado nos dentes da criança, aumentando o risco de cáries. Além disso, no primeiro ano, o ideal é que o bebê se habitue a consumir apenas o açúcar natural das frutas

 


Marcia Melo às 14:12

link do post | comentar | favorito

PESQUISAR

 

Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


tags

todas as tags

LINKS LEGAIS

visitinhas

free web counter
free web counter
blogs SAPO

subscrever feeds